Sobradinho: Secretaria de Saúde segue promovendo ações alusivas ao Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde
Com o objetivo de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde segue realizando ações alusivas ao Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde com a campanha “ Um Toque Pode Mudar”.
Na quinta (21) e sexta-feira-feira (22) foram realizados encontros nas UBS’s Alexander Martins Pinheiro, localizada na quadra N-18, na UBS João José dos Santos, localizada na quadra S-5, bairro São Joaquim e na UBS Servira Maria Xavier, localizada na quadra 3, bairro São Francisco.
“Neste encontro de hoje trazemos a importância do autocuidado, da prevenção e importância do diagnóstico precoce da doença. Muitas mulheres necessitam de mais cuidados pela falta de prevenção. A iniciativa visa contemplar mulheres das mais diversas faixas etárias levando informação e conhecimento para todas”, explicou a médica da UBS Alexander Martins Pinheiro, Teresita Sariol Rodriguez
Também foram realizados exames preventivos e realização de testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites.
“O câncer de mama tem cura em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial. As mulheres devem ficar atentas aos sintomas do câncer de mama, que são: aparecimento de ínguas nas axilas, modificações na forma e no tamanho das mamas, saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo e modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo. Portanto, além do auto exame, é importante o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado”, ressaltou o médico André Luiz Alves de Araújo.
"O tratamento de câncer de mama, que garanta mais chances de sobrevivência, precisa começar na atenção primária, quando é possível chegar ao diagnóstico no início e fazer um acompanhamento integral. Deste modo, as equipes de saúde do município estão de prontidão para atender a todas as mulheres que precisarem ser atendidas pela nossa rede de atenção básica. Devemos lembrar do câncer de mama não somente no mês de outubro, mas durante o ano inteiro”, destacou o médico da UBS João José dos Santos, Bruno Barreto.
A Secretária de Saúde Maysa Torres Sanjuan, falou da importância da realização de ações voltadas à prevenção do câncer de mama.
“Todas essas rodas de conversas que estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde de nosso município, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento contra o câncer de mama através do conhecimento sobre modos de prevenção. Entretanto, por falta de informação, muitas mulheres acabam descobrindo que tem a doença quando o câncer está em fase de metástase. Se o diagnóstico é na fase inicial, as chances de cura são maiores. O foco do nosso trabalho é transmitir conhecimento e salvar vidas,” concluiu a secretária.
Ascom PMS